quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mangai

"Nada se cria, tudo se copia". Este é um ditado popular que acho terrível, mas muitas das vezes é verdade. Você pode até tentar justificá-lo dizendo que inspirações são comuns e que todo mundo se inspira em alguma coisa para criar algo novo. E eu não estou aqui pra condenar ninguém, afinal acredito que ter referências é algo positivo, mas "copiar" é bem diferente disso. Agora você deve estar pensando: "Esse menino é dramático demais pro meu gosto". Mas gente, eu vou explicar o porquê disso tudo e vocês me dizem o que acham depois.
Procurando mais um lugar legal para comer em Natal descobri um restaurante de comida regional chamado "Mangai". Assim que eu entrei me apaixonei. Um lugar lindo, super aconchegante, com um buffet de deixar sua boca cheia d’água. O único problema é que era exatamente igual a um restaurante que visitei em Maceió há algum tempo atrás, chamado “Bodega do Sertão” (Quem não lembra olha aqui). Aí começou o dilema: “Que absurdo, copiaram o restaurante em tudo! Até o sininho que tem nas mesas é igual!". Mesas, pratos, caracterização do uniforme, tipo de comida e pra completar 2 pratos que são exatamente iguais ao do Bodega do Sertão: A “carne de sol com nata” e o “arroz de queijo”. O pior é que quase não consegui tirar fotos! Porque no Mangai é proibido! Pode? Fui clandestino e tirei mesmo assim! Porque precisava mostrar a vocês que os pratos que falei são exatamente iguais! Vejam:



Aí você pode me perguntar: “Bruno, deixe de besteira! Que mal tem um restaurante ser igual ao outro?”. E eu te respondo: “Nada! Desde que nenhum dos dois seja ovacionado por ser original”. 

Vocês conhecem novelas mexicanas né? Tipo Maria do Bairro, Marimar, A usurpadora... E conhecem as reviravoltas celebres também, certo? “Eu não sou Paola Bracho, na verdade sou sua irmã gêmea!Paulina!”.Olhos se arregalam, a cena volta pra fachada da casa pra dar tempo de você processar esse fantástico golpe de cena e a novela continua. Gente o motivo de ter trazido “A usurpadora” é só pra exemplificar o que aconteceu comigo na noite do dia que visitei o Mangai.
Eram aproximadamente 21:30 da noite de mais um dia de férias, cheio de comilança e felicidade. Bruno, ainda indignado com a semelhança dos restaurantes Mangai e Bodega do sertão decide entrar no site do Mangai para checar algumas fotos e história do local. E é neste exato momento que ele é surpreendido por uma verdade avassaladora! O Mangai em Natal é uma filial que funciona há 14 anos, tendo a matriz iniciado suas atividades em João Pessoa no ano de 1989! Ou seja, quem copiou foi a Bodega do sertão, que tem pouco mais de 5 anos de existência!. Bruno chocado com a notícia lembra no momento da fachada dos restaurantes e de como sua vida estaria marcada daquele momento em diante,  o dia em que a verdade lhe fora revelada.
Certo, eu não nasci pra ser escritor de novela mexicana, por mais que eu morra de rir e me divirta muito com todas elas. Como eu disse não consegui fotografar detalhes de como era o Mangai, obviamente porque agora eles devem estar com medo de serem copiados, de novo. Mas posso fazer um comparativo breve entre os dois.

Mangai – Excelente caracterização temática, clima aconchegante, garçons e garçonetes não tão simpáticos assim, enorme variedade de pratos, preço: R$41,90 o kilo (Mesmo valor no almoço e Jantar).

Bodega do sertão – Excelente caracterização temática, clima aconchegante, garçons e garçonetes simpáticos, pouca variedade de pratos, preço: R$45,90 o kilo (Mesmo valor no almoço e Jantar).

Vocês viram o que eu falei acima? Viram? Nem eu acredito! O atendimento no Bodega (que fica em Maceió) é melhor que no Mangai, não que o atendimento do Mangai seja ruim, longe disso, mas no Bodega o atendimento é mais personalizado (Ponto para Maceió! E que os outros restaurantes sigam o exemplo do Bodega). Já no quesito variedade tenho que dizer: Você se perde no Mangai, dá prá você comer 1 mês sem repetir um prato, o buffet é enorme! (Quando eu falo enorme é enorme mesmo, sem exageros) Tanto de jantar quanto de sobremesas e pra completar eles ainda tem uma lojinha ótima dentro do restaurante (que o Bodega também tem) com padaria e quitutes do sertão, muito bom mesmo. E falando em variedade vejam o  meu pratinho de jantar e sobremesa que montei no Mangai.



No jantar fui de:

Carne de sol com nata – Sem comentários, simplesmente delicioso.
Arroz de queijo – Muito bom. Se todo arroz fosse assim não comia outra coisa.
Bolinho de macaxeira com charque – Aí meudeusdoceu!! Macaxeira, charque e fritura!! Tem pecado melhor? Uma delícia!
Batata painho – Engraçado o nome né? Apesar de também ser bom é apenas batata com charque, como um escondidinho.
Brusqueta de pão de macaxeira – Deixei esse prato por último porque na minha opinião foi o melhor que provei na noite (Obviamente levando em consideração o fato de que já tinha experimentado a carne de sol com nata em outro lugar, se é que vocês me entendem). Mas voltando à brusqueta, ela parece simples e realmente é. Mas o pão de macaxeira dá um toque especial e único ao prato.

Sobre a sobremesa só tenho 3 coisas a dizer, ou melhor, 3 linhas:

Gente, vocês precisam desesperadamente dessa cartola e dessas cocadas de prato. São muito, mais muito boas! Principalmente a cartola, não existe outra palavra pra defini-la além de “perfeita”.
Resumindo. Seja cópia ou não, ambos restaurantes são ótimos e merecem ser visitados. E se você estiver em João pessoa, Natal ou Brasília peloamordedeus vá ao Mangai!(Dá um olhadinha no cardápio no site) É tudo de bom gente!! Só faça uma oração a Deus pedindo forças para conseguir sair de lá antes de você explodir de tanto comer.

4 comentários:

  1. Para com isso!! Enchi minha boca d'água e só me resta abacaxi para comer... Porque nesse carnaval recuperei minhas banhas perdidas! :(

    ResponderExcluir
  2. Ai sonolenta!!Vc e suas dietas!!Me divirto muito!!hahah

    ResponderExcluir
  3. Bruno! o Mangai é um excelente restaurante de culinária regional, mas n foi uma cópia do Restô de Mcz não... na verdade o Mangai existe há anos, e não tem só em Natal não...em João Pessoa tb existe um, tão charmoso quanto! Assim como em Recife, tem uma cópia do MAngai (aí sim, digo que foi cópia, pois 1 dos sócios, foi dono do 1°MAngai)chamado Parraxaxá! é comum, em nossos estados do Nordste, ter esse tipo de Restô! Que bom que vc conheceu esse lindo lugar, com uma bela decoração! agora vai no de Jampa...abração e Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "anônimo" (rss)! Obrigado pela comentário!Mas como eu disse no post o Mangai existe há um tempão mesmo! Começou em joão Pessoa e depois abriu filial em Natal e recentemente em Brasília. E realmente o lugar é lindo de se ver, estou curioso para conhecer esse de João Pessoa porque dizem que é o mais aconchegante de todos, talvez por ter sido o primeiro. Mais uma vez, valeu pelo comentário! E um bom domingo pra você!

      Excluir