quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Zen

“Você espera um pouco que eu estou terminando uma conversa aqui”. 

“Senhor desculpe, mas a sua bebida vai demorar para chegar porque o açúcar acabou e o garçom saiu para comprar.“

“As opções de suco estão todas no cardápio, olhe aí!”

“Ahh meu filho agora não posso pegar seu café estou muito ocupada, se quiser pegue ali no balcão"

Qual dessas frases é comum ouvir em restaurantes em Maceió? TODAS! 
Pode achar graça, mas é verdade e tem mais. Uma vez cheguei em um restaurante especializado em sushi e depois de 10 minutos sentado me trouxeram o cardápio. Escolhi o pedido, que chegou 40 minutos depois. Quando eu começo a me servir o garçon grita: “SENHOOOOR! Desculpe mas vou ter que recolher esses sushis porque o casal atrás tinha pedido primeiro”. Só sei que tive uma crise de riso absurda e guardei para sempre na memória, porque em Maceió a gente é mal servido, mal tratado, mas nos divertimos! Muito!
Antes de sair de férias uma amiga falou umas 3000 vezes que eu precisava ir num rodízio de sushi em Recife, porque era delicioso, barato (R$31,90 por pessoa) e o ambiente era ótimo!  Minha amiga falou tanto que pensei que ela era promoter do lugar, um restaurante de comida japonesa com o nome de “Zen”. Chegando lá a fila de espera era quilométrica e dava a volta no quarteirão! (Tá certo, exagerei um pouco, como sempre, só pra dar uma emoçãozinha) Mas a fila de espera tinha previsão de 30 minutos e após esperar 25 consegui uma mesa. Admito que quando avistei a fila de espera pensei em desistir, porque se em Maceió restaurante vazio atende mal imagine ele cheio, ele simplesmente não lhe atende e você tem que virar chef, garçom e caixa se quiser comer alguma coisa.
Sentei na mesa e fiz os primeiros pedidos do rodízio, o que amei! Porque eu detesto rodízios que seguem uma sequência de sushis, porque... e se você não gostar de algum? Come assim mesmo? Tem que comer porque desperdício é cobrado à parte! Pode? 
No Zen as coisas são diferentes. Você pede o que quiser e só o sashimi é cobrado a parte. Depois de fazer o pedido comecei a delirar: “Será que vão trazer?”, “Vai demorar mais de uma hora?”, “Vou ter que pedir denovo?”, “Será que eles se importam se eu comer o pão com salame que trouxe no bolso enquanto espero?”. Depois deixei de ser negativo e pensei que o pior que podia acontecer era eu ter que ir ajudar o sushi man a fazer meu pedido, porque gente, o lugar estava lotado! E dessa vez não estou exagerando. 
Sentado eu comecei a olhar o cardápio para ver qual seria meu próximo pedido e de repente o primeiro chegou! Menos de 10 minutos depois que pedi! Eu ainda perguntei ao garçom: “O senhor tem certeza que esse é o meu pedido? Porque assim...Eu acabei de pedir.” Mas era mesmo o meu prato. Sabem aquele ditado né gente? (Acho que é assim): “Quem não tem nada se contenta com pouco". Pois é, mas vamos falar do sushi, que é um espetáculo à parte.
A noite começou super bem, porque pedi de cara um prato ótimo, o temaki zen.


Meudeusdoceu! Não sei nem o que dizer, porque já comi temakis bons, mas esse estava espetacular, um pedacinho do céu! Arrisco dizer que foi o melhor temaki que já comi até hoje.
Como eu cheguei morrendo de fome pedi logo esse dois pratos abaixo, que pra minha felicidade também estavam divinos!



Salmão por si só já é uma maravilha, maçaricado então, desde a primeira vez que provei que não consigo mais parar de comer. O vício em maçaricados é tanto que de vez em quando em compro salmão fresco e faço ele mal passado em um frigideira e como tudo!!(Não, não é nojento e quem ama sushi entende a minha loucura, prontofalei!)
Sabe uma coisa engraçada? Eu, já tendo sofrido com o péssimo atendimento em quase todos os lugares de Maceió, criei minha própria estratégia de atendimento, que por sinal é super simples e prática. Peça uma prato, assim que ele chegar na mesa peça o outro, porque com certeza você vai terminar de comer o primeiro e esperar muuuuuuito até o próximo chegar. Digo a vocês, a técnica é boa, mas só pra Maceió, porque inventei de aplicá-la no Zen e foi um fracasso total, porque foi acumulando um prato atrás do outro na mesa, simplesmente porque nenhum deles demorou mais que 10 minutos pra chegar.
Vejam os demais pratos que pedi, todos ótimos, maravilhosos, divinos. 






Bem, 1 hora depois de entrar no restaurante tive que discretamente abrir o botão da minha calça e respirar fundo pra poder conseguir pensar em como eu ia levantar da cadeira e chegar ao carro, porque eu acho que comi o suficiente para dois dias em uma noite.
Gente, amei o Zen! E digo a vocês, se forem dar uma passadinha por lá, liguem antes pra reservar mesa e cheguem cedo!! E peloamordedeus peçam antes de sentar na cadeira: Temaki Zen, Joi Maçaricado e Shake Zen, esses na minha opinião são os melhores pratos da casa. Ahh e vale lembrar que durante a semana no almoço o rodízio fica por apenas R$28,90 por pessoa! (#fikdik).

2 comentários:

  1. hummmmm que inveja... que vontade de sushi me deu... hmmmmm

    ResponderExcluir
  2. Delíciaaa!!! hummmm!!
    Como eu disse: Tô aqui só colecionando suas dicas!!
    Beijosss!!! :-))

    ResponderExcluir