terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ano Novo/2012

Ano novo é a última desculpa do ano que você tem para comer adoidado sem peso na consciência. Porque a gente passa o ano inteiro dando desculpas né? “Ahh eu vou comer essa bandeja de brigadeiros porque é o aniversário da minha mãe”, “eu vou tomar esse pote de sorvete de 2 litros todo porque é o meu aniversário e eu mereço”, “eu vou beber e comer muuuuito essa sexta-feira porque minha semana de trabalho foi um estresse”...Enfim, é desculpa o ano inteiro. Aí chega o natal e começam as promessas..."No próximo ano terei controle sobre a minha vida financeira”, “comerei apenas o necessário em cada refeição do dia”, “vou entrar na academia e frequentá-la pelo menos 3 vezes por semana”. Cada um faz sua promessa que com muita fé espera cumprir, é claro que só depois da última desculpa do ano, a festa de ano novo.
Este ano, ou melhor, ano passado recebi um convite de uma amiga para ir pra festa de ano novo junto com a família dela e depois de todas as comidas e fogos de artifício, irmos pra uma festa na casa de praia dela junto com vários amigos nossos. E assim foi. Cheguei na casa da família dela e antes da porta abrir eu mentalizei: “Eu só vou comer um prato no jantar e escolher uma sobremesa”. Aí a porta abriu e quando eu vi todas as opções disponíveis comecei a pensar em várias desculpas para quebrar a promessa que fiz antes de entrar, afinal é ano novo e todo mundo pode tudo!
A primeira desculpa é que essa minha amiga é neta de umas senhoras muito simpáticas, que infelizmente não tive a chance de conhecer, mas que escreveram um livro de receitas enorme, original e definitivamente bastante apetitoso. Olha como elas são elegantes.


E sabe uma coisa engraçada? É que elas agraciaram as suas gerações futuras com o poder de realizar as receitas exatamente como elas eram para ser feitas, ou seja, se você não tiver o sangue da família não consegue, não adianta. “Ahh, mais eu segui passo a passo a receita e sou excelente na cozinha”, não adianta, você foi abençoado pelas avós? FOI? Então se contente em apenas ter a sorte de poder apreciá-las. Vamos começar pelos pratos salgados.
Comecei “provando” o estrogonofe de carne, que apesar de ser uma receita simples estava divino! Posso dizer sem sombra de dúvidas que esse foi o melhor estrogonofe que já comi na minha vida. Estava tão maravilhoso, tão apetitoso que decidi provar mais uma e outras vezes mais durante toda a festa.


Em seguida coloquei no prato o pão recheado de camarão, que também estava uma delícia, a massa era ótima e o camarão combinava de forma divina.



Ainda no clima “Eu adoro camarão” fui em seguida de maionese de camarão. Esse era um prato frio e nem precisa dizer que estava também maravilhoso né? A foto abaixo diz tudo, até porque como vocês podem ver o prato tinha ervilhas de verdade! Que são muito mais que ervilhas de mentira!! lembram da diferença?


Depois de tudo isso, pensei em dar uma paradinha, respirar um pouco sabe? E depois comer mais alguma coisinha, o problema é que justamente nessa hora vi os famosos pasteizinhos da Bartyra. Você pode olhar pra foto e pensar: ”Ahh isso eu faço em casa, só é comprar a massa pronta, rechear e ta ótimo”. Não. Não é não. Esses pasteizinhos tem a massa feita à mão, em uma receita super exclusiva desenvolvida pela Bartyra, que é a avó da minha amiga que me fez o convite para o jantar. E depois que o pastel é recheado, neste dia com carne, ele é polvilhado com açúcar refinado, o que dá o toque final e irresistível desse pastelzinho maravilhoso que Deus sabe como é impossível difícil comer um só, porque eu tentei muito, mas acabei comendo quase a bandeja inteira e sendo muito deselegante como convidado, pronto, confessei.


No ano novo todo mundo diz que dá sorte comer lentilhas e como todo bom jantar de ano novo foram servidas lentilhas, cozidas ao azeite, alho e cebola. Mas não tem jeito, não tem quem me faça gostar de lentilhas, se for depender da sorte delas estou condenado à miséria pelo resto da vida, porque eu juro que essa foi a última vez que tentei comê-las. Reforçando, eu não dava um gomo de tangerina por um prato de lentilhas. Mas vejam como o prato estava bonito e elas pareciam apetitosas, juro que pensei que dessa vez ia amar. 


Explodindo de tanto ter comido e com um gosto terrível de lentilhas na boca fui apreciar a mesa de sobremesas.


Agora diga se é fácil? Entendi nesse dia porque a coitada da minha amiga ruiva vive de dieta, também pudera, com uma família que cozinha assim é difícil, muuuuuuuuuuito díficil. Eu só sei que eu sofri, sofri, sofri muito, porque eu queria provar todas, mas sabia que estava no limite. Sabe quando você está daquele jeito que se comesse uma cereja seria o fim de tudo? Fiz “Uni-duni-té” e decidi pela coroa de amêndoas. Agora me diga por quê? Porque eu inventei de provar essa sobremesa? Não podia ter corrido no banheiro colocado um pouco de pasta de dentes na boca e encerrado por ali? Não... eu tinha que abrir a caixa de Pandora, porque doce comigo nunca é um pouquinho.
Provei um pedacinho da coroa de amêndoas, uma sobremesa portuguesa que leva doce de leite, ovos e amêndoas.


Meusdeusdoceu! Que sobremesa era essa? Comi uma, duas, três vezes e ainda pedi à minha amiga pra carregar um pouco pra festa pós-reveillon (pobre é triste, sempre quer carregar comida das festas). O triste de eu ter me esbaldado na coroa de amêndoas é que não sobrou espaço pra mais nada e não consegui “provar” a torta de limão e o bombocado, mas tenho esperança que um dia terei a chance de experimentar esses também (Quem sabe no próximo ano novo né?Se alguém me convidar...) (#fikdik).
Enfim, o que ficou do ano novo foram mais promessas e alguns gramas a mais na balança, como sempre. Ahh!! E quem quiser uma cópia do livro das senhoras simpáticas me manda um email, comentário, carta, telegrama, pombo correio, que eu ajudo, porque é difícil de encontrá-lo nas livrarias, mas através da minha amiga consigo a R$25,00 e posso enviar para qualquer lugar do Brasil.

2 comentários:

  1. Ai come viu! Tem que comprar um saco de ração pra economizar! HAHAHA

    ResponderExcluir
  2. nossa... deu fome... rs... lembrando dessas comidas todas... ui... a coroa de amêndoas foi uma surpersa até para mim que não gosto de doce. Ano que vem estão convidados de novo =)

    ResponderExcluir